Acupuntura

É uma terapia que consiste na inserção de agulhas finas e flexíveis em pontos específicos do corpo com objetivo de relaxar, tratar dores, doenças e para promover o bem-estar.

É indolor e muito bem tolerado pela maioria das espécies.


Na medicina veterinária, apesar de ser uma terapia mais recente, já conta com muitos estudos científicos publicados, onde o mecanismo de ação da acupuntura é bem conhecido, assim como a natureza dos pontos de acupuntura e meridianos.


Hoje em dia temos mapas de meridianos nas várias espécies animais, onde estão os diversos pontos de acupuntura, cada um com uma ação terapêutica especifica, o que nos permitem um tratamento mais eficaz.


Os pontos de acupuntura são particularmente irrigados e inervados, estimulam os nervos periféricos e recetores nervosos a nível local. Promovendo-se assim um efeito neuromodulador local e central.


A libertação de opioides endógenos é uma evidência comprovada, bem como a estimulação de fibras para controlo de dor aguda e crónica.


Através da modulação do sistema nervoso autónomo (simpático e parassimpático), a Acupuntura regula as funções orgânicas, contribuindo, nas suas múltiplas aplicações, para combater disfunções patológicas internas, promover a cicatrização e o retorno à fisiologia.


A sua aplicação é bastante extensa, como tratamento de patologias gástricas, insuficiências renais, claudicações, problemas neuromusculares e musculoesqueléticos, patologia neurológica entre outras.

Share by: